Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça.

23 fevereiro, 2007

Masculino vs Feminino

Escrever o ultimo post fez levantar-se-me a dúvida: devo dizer uma roullote ou um roullote? Há imensas palavras que vejo ser umas vezes tratadas como substantivo masculino e outras como feminino. Fico na dúvida! Eis algumas

O auto-estrada / A auto-estrada - Eu diria A auto-estrada porque estrada é feminino.

Um Hamburguer/Uma Hamburguer-Eu diria Um Hamburguer ou ainda melhor Um Hamburgo

Um Marlboro / Uma Marlboro - Eu sempre disse UM porque é um maço.

Alguém disposto a esclarecer-me? Alguém conhece mais?

5 comentários:

Trilby disse...

Eu diria que estás certo nos exemplos que deste. Há uma palavra que sempre que irrita um tiquinho quando a oiço no masculino: personagem. Pois se não se tem dúvida quanto ao género de garagem e portagem, por exemplo, porque é que se tem em relação a portagem? Resposta: há dicionários que dizem que pode ter os dois géneros!! Errado! Personagem é menina!

mymind disse...

axo keh "uma" lool, intuiçao apenas!
=)
bm f-d-s!

Anónimo disse...

"o" esparguete ou "a" esparguete?

Alxarife disse...

O Esparguete!!! Eu acho

Anónimo disse...

O que me irrita mais é quando dizem, uma hamburguer! Mas onde é que essas pessoas foram tirar a ideia que hamburguer é feminino??