Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça.

17 abril, 2006

Obituario - Francisco Adam


Choca qualquer um quando um jovem perde a vida. A mim, choca-me sempre que alguem perde a vida. Não há nada mais estúpido que morrer. Era bonito que a morte de Francisco Adam não fosse mais um fenómeno televisivo, usada para obter mais um décimo de share. Resta-me esperar para ver como a TVI e os morangos vão lidar com o assunto. Falei com Francisco Adam uma vez, apenas para lhe pedir um autógrafo para dar a umas miudas super fanáticas pelos morangos. Pareceu-me um homem normal. Como qualquer homem normal merece que a sua morte não sirva para alimentar uma sociedade morbidamente sedenta da desgraça alheia. É repugnante assistir às conversas de café nestes dias. O que importa se era ele que conduzia, de onde vinha, para onde ia, que carro conduzia, se bebia, se não bebia... Para aqueles a quem a sua ausência realmente deixa ferida apenas importa que ele era uma pessoa especial e que num momento deixou de poder brindá-los com a sua presença. A morte de Francisco Adam não me choca mais nem menos que a morte de um qualquer anónimo de qualquer idade. Vai-me chocar se fizerem da sua infelicidade um espetáculo Feheriano tão ao gosto dos nossos media. Por isso acho que não vou ligar a tv nos próximos dias. A todas as familias enlutadas por estes dias as minhas sinceras condolências.

2 comentários:

Alxarife disse...

Falo por mim. No maior momento de dor pelo qual já passei, a exposição mediática dos factos, muito dos quais falsos ou subvertidos, foi abominável. A morte deve ser como disseste um momento intimo. Vale mesmo a pena homenagear os que amamos quando estão vivos. Respeito, no entanto, as manifestções de pesar de cada um, da forma que entenderem.

Trilby disse...

Parece que foi lamentável o aproveitamento que a TVI fez. Eu não vi mas li. Não conhecia o rapaz nem como actor mas concordo inteiramente contigo, aliás estavas a prever o que acabou por acontecer. É lamentável.