Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça.

15 fevereiro, 2006

Os Intermediarios - Sharks patrol these waters

A conversa sobre pirataria acordou a minha revolta para alguns dos maiores tubarões da organização capitalista da sociedade. Os Intermediarios. Começando pelos inofensivos: o pequeno comércio. Será a origem do intermediário nas relações comerciais. Não investiguei mas creio que no principio tenham revelado utilidade no transporte dos bens do produtor ao comprador cobrando a devida taxa. São as lojas, ambulantes ou não, que centralizam produtos, normalmente de uma mesma familia. Há dois tipos: as que apenas distribuem os produtos - mercearias, mercados, tabacarias, livrarias, papelarias, drogarias, padarias, etc - e as que oferecem tambem alguma preparação do produto - talhos, peixarias, floristas, etc. Não há grandes maleficios neste comércio e ate facilitam o acesso aos produtos. Embora o percurso ideal fosse o consumidor obter os bens directamente do produtor admito que as dimensões e o ritmo da sociedade proporcione e até exija a sua existência. Os primeiros tubarões aparecem na sequência imediata. As grandes superficies. O poder financeiro destas entidades permite-lhes construir grandes espaços onde podem oferecer todos os produtos das pequenas lojas de uma só vez. Vantajoso para o consumidor que de uma só vez consegue despachar quase todos os afazeres relacionados com as compras. No reverso da medalha uma atitude de marketing agressiva que potencia o consumismo e uma atitude de desprezo e sufoco aos produtores que, iludidos pela perspectiva do rapido escoamento de uma grande quantidade de produto, acabaram dependentes deste tipo de intermediario desprezando as lojas pequenas. São uma praga e uma maquina de fazer dinheiro. Quando se fala de recessão economica a construção de centros comerciais, hipermercado e lojas de super descontos não cessa. Se os produtores mantivessem uma politica de preços indiferente ao volume de vendas qualquer mercearia conseguiria competir com um hipermercado, oferecer um serviço mais personalizado e ser uma alternativa muito interessante. but sharks patrol these waters
Dos piores de todos temos os bancos. São intermediarios do papel-moeda. Emprestam o dinheiro dos ricos aos pobres, cobram uma taxa e depois emprestam as taxas que cobram aos ricos com uma outra taxa. Ainda oferecem aos pobres um pequeno bonus se estes lhe confiarem o seu dinheiro, normalmente, como são pobres, o bonus é baixar a taxa. Depois providenciam um cartão para o pobre usar o seu dinheiro em segurança e cobram uma taxa. Depois e como é pobre, e da mais trabalho gerir pouco dinheiro do que muito, cobram uma taxa porque o saldo médio do pobre não atinge 500€. De taxa em taxa enchem o tacho. Nessa altura, quando o pobre fica sem dinheiro para pagar as taxas, apropriam-se da casa ou do carro que ja esta meio pago. Sharks patrol these waters.
As seguradoras então entre um intermediario e um prestador se serviços. Poupam o nosso dinheiro para uma eventualidade. A vantagem é que nessa eventualidade não te disponibilizam só o teu dinheiro mas o de outros segurados também. São uns amigos, nunca nos deixam ficar mal. Garantem que um acidente na nossa vida não nos deixe na merda. Se tiveres uma vida calma e sem acidentes apenas vais contribuir para os outros. O que até te fica muito bem. Além do mais será que estarias disposto a arriscar? Mesmo que estejas há coisas que não podes fazer correndo o risco. Ter carro e casa por exemplo normalmente exige-te que assegures que em caso de a vida não te correr muito bem alguem cobre o prejuizo, Ah! normalmente as seguradores andam de panelinha com os bancos. Eles andam sempre aos pares. Sharks patrol these waters.
Finalmente, não porque não haja mais tubarões à solta, mas porque o post está a ficar incrivelmente grande, os empresários dos artistas. Em nome individual, agencias ou grandes companhias (as majors). Vivem do génio alheio, normalmente uma cambada de frustrados que daria o dedo mindinho para ter um décimo da genialidade das pessoas que representam. Transformaram as manifestações artisticas num produto de prateleira de supermercado, fabricam vedetas em laboratorio, elitizaram a arte popular, apropriam-se de todas as manifestações espontâneas, exploram artistas e publico. Espanta-me que cada vez menos haja espiritos esclarecidos. Cada vez as pessoas são mais manipulaveis pelos intermediarios da arte, que usam, põe e dispõe dos media para gerir a seu belo prazer o potencial intelectual da comunidade artistica. Impingem-te o visual da moda, o lifestyle realmente com estilo, a actriz que anda a dormir com o encenador, o filme do lobby A, B, C ou D, a cantora cana-rachada mas libidinosa, o pintor agiota, etc, etc. Ás vezes paras para pensar o que aquele personagem fez para merecer o topo da fama mas rapidamente és absorvido por mais uma corrente de multimedia manipulada que te arrasta para o vórtice conformado da medietização.
Sharks patrol these waters
Don't let your fingers dangle in the water
And don't you worry about the day glow orange life per server
It won't save you
Swim for the shores just as fast as your able
Swim like a mother fucker
swim
Sharks - Morphine (Sandman) para não dizerem que eu não respeito os direitos dos autores.

5 comentários:

Trilby disse...

Vim agora ali do sr. guitarrista que te recomendou. Estive a ler os teus últimos textos. Concordo com o essencial e também eu não compro CDs e DVs há muito tempo pelas mesmas razões que tu. O pior é com os livros, não há muitos e-books em português.

Alxarife disse...

Pois a verdade é que aí temos que ser roubados. A minha sugestão é a partilha intensiva de livros entre os amigos, colegas, conhecidos, etc. Por acaso o que ando a ler agora foi tudo comprado mas ando sempre a cravar livros à malta. :)

Obrigado pela visita

Anónimo disse...

Por falar em cravar... nao és tu q tens a minha GINA???

Alxarife disse...

Olha que não, olha que não...

Anónimo disse...

Ok... desta escapas.... Akele abraço!