Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça.

18 maio, 2006

Formação Profissional

Estou a fazer um caderno do curso de MRP que estou a tirar. A pergunta nº 3 reza assim:
Os multímetros permitem medir:
a) Apenas tensões em CC.
b) Apenas tensões em CA.
c) As duas anteriores estão correctas.
Em perguntas de escolha multipla eu tenho a minha técnica. Primeiro abordo a pergunta do ponto de visto da estrutura esqucendo o conteudo. Desta forma tenho duas hipoteses parecidas e uma que considera essas duas correctas. Isto não me permite nenhuma conclusão. Se a terceira fosse disparatadamente diferente poderia exclui-la. Antes de usar os meus conhecimentos sobre a matéria faço uma análise semântica. Esta análise permite-me excluir a terceira hipótese, uma vez que a) e b) não podem ser ambas correctas por causa do apenas. Um multimetro não pode medir apenas tensões em CC e apenas tensões em CA. Finalmente faço uso dos meus conhecimentos. É aqui que me lixo. Porque um multimetro pode medir tensões em CC e em CA. Além do mais não mede apenas tensões. Pode tambem medir resistencia e intensidade. Traiçoeira esta pergunta. Será que não é para responder?

2 comentários:

Unknown disse...

eláááá, grande raciocinio sim senhor, muito lógico! mas realmente a pergunta é mesmo traiçoeira!

Trilby disse...

Curso de MRP nem desconfio o que seja, se tivesse mais dois PP ainda tinha uma vaga ideia... ;)

Mas parece-me uma boa técnica, sim senhor. Sempre achei os testes de escolha múltipla muito redutores, dá-me sempre vontade de acrescentar qualquer coisa à resposta que escolho.